Oi gente, tudo bom? Recebi essa sugestão de post de uma seguidora e achei tão valiosa essa dica, foi-se o tempo em que tínhamos que gastar fortunas pra se comprar pinceis de aplicar maquiagem, hoje muitas marcas e empresas oferecem uma maga enorme de opções com preços mais acessíveis e que fazem a tarefa de casa muito bem. Porém é tanta opção, que a gente fica até perdida não é mesmo?! Você sabe pra que serve cada um? Neste post faço um resumão dos principais pincéis que uso e que gosto bastante.
Há uma grande variedade de produtos como sombras, blush, base, pó compacto, pó iluminador, corretivo, e cada um deles exige uma forma de aplicação e realmente bate aquela dúvida, mas pode ficar tranquila que aprender não é complicado. Vamos as opções então?! Só rolar a página!
Pincel para base
Eu gosto de base liquidas e prefiro aplica-las com as mãos, acho mais prático, e com a prática fui ganhando experiência em fazer uma cobertura uniforme, sem marcar a pele. Agora se você prefere optar por usar um pincel, tem N opções, eu trouxe 3 que me agradam mais, ai você pode escolher a sua preferida.
Língua de gato: Tem cerdas achatadas, é um dos modelos mais comuns. O ponto positivo é que é super fácil de encontra-lo e geralmente tem o preço acessível. Foi projetado afim de criar uma superfície lisa, o ideal é aplicado em movimento de X do centro pra fora do rosto, assim evita que ele fique manchado no seu rosto.
Língua de gato reto: Tem a mesma função que o língua de gato tradicional, o que os difere é que suas cerdas são bem retas tem a mesma função do pincel língua de gato tradicional. Nesse modelo você também deve aplicar a base no rosto fazendo movimentos de X com o pincel.
Duo Fibre: Trás a proposta da pele iluminada, com textura macia. Pra quem gosta de uma cobertura mais natural e leve. O ideal é aplica-lo dando batidinhas no rosto, assim você evita que ele manche o rosto.
Pincel para corretivo
O pincel para aplicar o corretivo deve ser pequeno com a cerdas achatadas, o que facilita muito a esconder as olheiras e marcas manchas ou acnes com mais precisão. O pincel língua de gato, usado para aplicar base, também pode ser usado pra aplicar o corretivo.
Pincel para pó facial
Eu particularmente, prefiro aplicar o pó compacto com um pincel, acho que dá um acabamento mais leve a pele. Evite usar as esponjas que vem junto a embalagem. Pra ter um acabamento uniforme, prefira um pincel de cabeça larga e fofa com cerdas longas. As pontas devem ser arredondadas e macias. Isso facilita a aplicação em todo o rosto, cobrindo-o de uma vez só.
Pincel para sobrancelhas
Esse pincel é tipo uma escovinha, onde você pode usa-lo para pentear os fios da sobrancelha, sempre no movimento de baixo para cima. Uso sempre após aplicar a sombra para corrigir alguma fala na sobrancelha, com movimentos bem leves, deixando-as bem alinhadas. Uma dica super legal é que ele também pode ser usado para separar os cílios quando ficam grudados após a aplicação da máscara.
Pincel para sombra/olhos
Geralmente quando compramos as paletas de sombras, já vem com um pincel bem comum para aplicar maquiagem, aqueles com esponjinhas na ponta. Ele até funciona para aplicar a sombra nas pálpebra, mas se você deseja um acabamento mais uniforme.
Marcar o concavo: eles são mais fofinhos e no formato arredondado. As cerdas formam um ponta, que se encaixa na linha que devemos marcar o côncavo.
Esfumar: são fofinhos com cerdas curtas e achatadas. Eles são essenciais pra te ajudar a esfumar a sombra com precisão.
Delinear: para ter um bom acabamento no delineado, aposte no pincel chanfrado, chato e regular. Ele da firmeza a mão ao fazer o traço.
Pincel de contorno
Também N opções para fazer o contorno, porém tenho 2 opções preferidas.
chanfrado: que é indicado para fazer um contorno mais esfumado, ficando mais natural. Pra ter um acabamento perfeito coloque aos poucos o produto no rosto.
pincel regular: esse formato também pode ser usado para aplicar blush, o que é ótimo pra quem quer economizar dinheiro. Para fazer o contorno use-o de maneira delicada, assim terá um efeito super natural.
Pincel para iluminador
O modelo que mais acho apropriado para aplicar o iluminador é o de leque, onde você consegue aplicar o produto com precisão, mas bem superficialmente dando um efeito super suave a pele.
Pincel para blush
Como citei acima, você pode aproveitar os pinceis que usou para fazer o contorno para aplicar o blush, que são pinceis mais grossos, com cerdas longas e arredondadas. O modelo mais comum é o pincel regular. É bem fácil de identifica-lo no kit de pinceis, aliás é um dos mais conhecidos. Para garantir um efeito natural aplique pouco produto no pincel antes de começar aplica-lo.
Minha sugestão é que você tenha pelo menos um kit completo, mesmo daqueles mais básicos que encontramos em lojas de cosméticos, assim você consegue adaptar mais de um modelo para várias funções e vai conseguir produzir uma make BA-PHO pra arrasar por ai.
E ai gostaram? Conta pra mim nos cometários.
Grande Beijo!